SAMONTE

SAMONTE

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tratamento involuntário e voluntário para usuários de maconha

A maconha é a droga mais utilizada no mundo. Embora na última década tem se estudado a natureza dos trantornos pelo uso, bem como os problemas a ele associados são poucos os trabalhos que relatam efetivamente de tratamento. Como existe uma associação claramente demonstrada sobre uso de maconha e criminalidade, alguns estudos sobre tratamento involuntário (determinado pela justiça) e tratamento voluntário foram realizados, alguns mostrando maior eficácia de um em relação ao outro e vice versa.
Este estudo foi realizado com intuito de verificar quais fatores estavam associados ou não ao consumo e aos problemas de usuários de maconha que receberam tratamento determinados judicialmente comparando-os com aqueles que procuraram tratamento de forma espontânea.
Trata-se de um estudo considerável com um grande número de indivíduos e metodologicamente cuidadoso. Foram estudados 27198 indivíduos no estado do Texas, EUA, entre 01 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2005. Vários dados foram coletados no início do tratamento e foi realizado um seguimento para determinar aqueles que completaram o tratamento. Outros dados de seguimento foram coletados 90 dias após a última visita ao serviço de tratamento.
Os resultados mostraram que 69% dos envolvidos com maconha foram forçados a se tratar por algum caminho do sistema de justiça criminal. O restante formou o grupo dos voluntários: procuraram tratamento por si mesmo ou por indicação de familiares, centros de referência em saúde mental ou serviço social. 84% do grupo de tratamento involuntário e 69% do grupo voluntário preenchiam critérios do DSM IV para mais uma doença além do uso, abuso ou dependência de maconha. 55% dos tratados obrigatórios e 54% dos tratados voluntários eram dependentes.
Entretanto, os resultados que mostraram diferenças estatísticas entre os dois grupos foram os seguintes:
1. Entre o grupo voluntário tinha mais moradores de rua mais problemas sociais, no trabalho, psicológicos, com álcool e drogas e pessoas que usaram maconha diariamente nos últimos seis meses anteriores à admissão.
2. O tempo de permanência no tratamento foi maior no grupo de tratamento involuntário e mais comumente este grupo completou o tratamento e 3.84% do grupo involuntário e 77% do grupo voluntário não tinham usado maconha 90 dias após a última visita ao serviço. Essa diferença foi estatisticamente significante: o grupo de tratamento involuntário conseguira abstinência por mais tempo. Os autores também fizeram uma análise sobre quais fatores prediziam melhores resultados. Foram os mesmo para os dois grupos: menos problemas psicológicos, suporte familiar, tempo de permanência no tratamento e participação no programa de doze - passos nos últimos 30 dias.
Este artigo nos mostra uma questão sabida: quanto melhor a aderência ao tratamento, melhor o resultado. Os autores concluem que o tratamento involuntário garante mais tempo no tratamento e os resultados são, por isso, melhores.
Mas ainda restam algumas questões: por que o grupo dos que fizeram tratamento involuntário tinha mais fatores preditivos de melhora do que o grupo de tratamento voluntário?
Seria o fato de que os que estavam obrigados a se tratar recebiam mais assistência governamental ainda que essa assistência fosse do sistema de justiça criminal? Ou seria ao acaso? Se for ao acaso, o melhor desempenho no grupo involuntário não teria sido pelo maior número de fatores preditivos de melhora e não pelo fato de serem involuntários?
Essa questão não está fechada, mas ao que parece, fazer tratamento involuntário por determinação do sistema judicial talvez seja,sim,uma alternativa para manter o cliente no tratamento e obter melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião COMAD - CAMPANHA CARNAVAL 2011

TEREMOS DIA 03 DE FEVEREIRO - às 16h00 uma reunião do COMAD para ajustes sobre a Campanha do Carnaval.

voce acredita que as mensagens que estão os rotulos das carteiras de cigarro ajudam?

Postagens populares

Reunião COMAD

Hoje dia 23 de junho 2010 tivemos a reunião mensal do Conselho Municipal sobre Drogas.
Pauta da reuniao:
Estruturando o COMAD, e suas ações, e a importância da participação da diretoria: presidente, vice, secretário, em nossa cidade temos a Coordenação do RICOMAD, com objetivo de implementar a rede de Políticas Públicas.

Faremos uma reunião extraordinária dia 06 de julho de 2010
terça-feira na Sala de COMAD.

Em breve capacitação para conselheiros da Região do CENTRO OESTE MINEIRO.
Aguardem!

Postagens populares

Notícias

Pesquisar este blog

Inauguração sala do COMAD

Inauguração sala do COMAD