SAMONTE

SAMONTE

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ligações para o Disque 155 disparam após lançamento de campanha Aliança pela Vida

Ligações para o Disque 155 disparam após lançamento de campanha Aliança pela Vida

BELO HORIZONTE (12/08/11) - As ligações para o Disque 155 - SOS Drogas – tiveram um crescimento significativo após o lançamento da campanha Aliança pela Vida, ocorrido no dia 2 de agosto. Antes do lançamento do programa, criado para combater e prevenir o uso de drogas no Estado, as atendentes recebiam, em média, 230 ligações por dia, número que chegou a 3.541 no último dia 10 de agosto.

O atendimento presencial no Centro de Referência Estadual em Drogas (Cread) também cresceu. Hoje são cerca de 60, contra os 20 realizados antes do lançamento do Aliança pela Vida. “As ações da campanha têm o forte sentido do acolhimento e de mostrar para familiares e usuários que existem possibilidades de tratamento”, explica o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

O SOS Drogas tem dois níveis de atendimento, conforme a complexidade da situação. No primeiro momento a pessoa recebe informações básicas e, caso seja necessário, passa para a fase seguinte, com a transferência da ligação para um especialista. O serviço telefônico funciona das 7h às 22h, de segunda à sexta-feira. Para ter acesso ao SOS Drogas, a pessoa deve escolher a opção 1 do canal de comunicação telefônico 155.

Famílias

O aumento da procura surpreendeu o superintendente do Cread, Amaury Costa Inácio da Silva. “É realmente muito grande o número de parentes que passaram a ligar em busca de ajuda para filhos, irmãos, netos e primos. Mostramos para eles que mesmo em casos de recusa do usuário, o apoio para a família já é um grande passo”.

De acordo com a psicóloga e especialista em dependência química, Jeane Martins da Silva, que integra o Comitê Gestor do Ligue Minas, os familiares de usuários normalmente perdem tempo e sofrem, tentando descobrir se têm culpa pelo vício do parente. “Hoje atendi uma mãe que se sentia responsável pelas atitudes dos filhos usuários de drogas, mas na medida em que conversávamos pelo telefone, ela foi se sentindo melhor. Isto é fundamental para a busca de tratamento”, enfatiza.

Alternativas

Os profissionais do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas podem indicar quatro caminhos para auxiliar parentes ou usuários de drogas: o atendimento ambulatorial, a permanência durante o dia em comunidades terapêuticas, os grupos de terapia para usuários e os grupos de terapia familiar. “O caminho mais rápido é quando o próprio usuário procura apoio, pois ele chega com mais abertura para o tratamento”, relata a psicóloga Jeane Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião COMAD - CAMPANHA CARNAVAL 2011

TEREMOS DIA 03 DE FEVEREIRO - às 16h00 uma reunião do COMAD para ajustes sobre a Campanha do Carnaval.

voce acredita que as mensagens que estão os rotulos das carteiras de cigarro ajudam?

Postagens populares

Reunião COMAD

Hoje dia 23 de junho 2010 tivemos a reunião mensal do Conselho Municipal sobre Drogas.
Pauta da reuniao:
Estruturando o COMAD, e suas ações, e a importância da participação da diretoria: presidente, vice, secretário, em nossa cidade temos a Coordenação do RICOMAD, com objetivo de implementar a rede de Políticas Públicas.

Faremos uma reunião extraordinária dia 06 de julho de 2010
terça-feira na Sala de COMAD.

Em breve capacitação para conselheiros da Região do CENTRO OESTE MINEIRO.
Aguardem!

Postagens populares

Notícias

Pesquisar este blog

Inauguração sala do COMAD

Inauguração sala do COMAD